Sessão Técnica – Eficiência Energética em Regadio

Mesa1

5 de Dezembro de 2012, Auditório do COTR, Beja

Os custos energéticos assumem um peso cada vez maior no custo do transporte e de distribuição de água, significando 30 a 40% do custo total da rega.

Este fórum pretende dar a conhecer as soluções encontradas para reduzir o consumo energético e a factura energética das infraestruturas colectivas de rega, fruto da experiência e do conhecimento dos técnicos das Associações de Regantes, entidades que gerem estas obras de rega e dos técnicos do COTR – Centro Operativo e Técnologico do Regadio que desenvolvem o seu trabalho ao nível destas infraestruturas colectivas e também ao nível dos equipamentos de rega do agricultor.

O COTR ciente deste problema desenvolveu o Manual de Eficiência e Poupança Energética em Regadio que, nesta sessão, será formalmente apresentado aos técnicos que têm a seu cargo a gestão de instalações eléctricas.

Na sessão serão apresentadas medidas que a diferentes níveis permitem reduzir o custo energético da água, potenciando a sustentabilidade e a competitividade do sector agrícola.

Programa e apresentações