FENAREG nas Comemorações do dia Mundial da Água – IV Jornada de Engenharia Civil 2017 – Água Pública

A 22 de Março de 2017 teve lugar a Jornada de Engenharia Civil 2017 organizadas pela Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal.

O evento foi dedicado ao tema “Água Pública”, associando-se às comemorações dos 80 anos do Município abastecimento público domiciliário do Barreiro e às comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de Março. A jornada centrou o debate no futuro dos três maiores grupos utilizadores de água em Portugal: setor urbano, agrícola e energético.

A FENAREG participou na mesa redonda 2, sob o tema O Futuro do Regadio em Portugal, moderada pelo Eng.º José Nuncio, Presidente da FENAREG, participando com os oradores: o Eng.º José Palha – Direção da CAP, o Eng.º Pedro Cunha Serra  -Consultor da TPF Planege, o Eng.º José Pedro Salema – Presidente da EDIA, a Dr.ª Susana Barradas – Chefe de Divisão de Programação e Desenvolvimento Rural do GPP e a Eng.ª Carla Inácio – Direção de Serviços do Regadio da DGADR.

A Mesa centrou o debate nos temas transversais ao sector do regadio, desde o uso da água e ao consumo de energia associado ao ganho de eficiência, o investimento e as medidas agroambientais. As expectativas sobre as negociações para a nova PAC, pós 2020, foi um dos assuntos estruturantes da sessão, dependente do que será decido para o futuro da União Europeia, o efeito do Brexit etc. 

Fonte: ESTBarreiro/IPS

A competitividade da nossa agricultura depende do regadio para fazer face às alterações climáticas e aumentar a resiliência. A necessidade de termos em Portugal um Plano Nacional do Regadio, foi unanime na opinião dos vários oradores.