FENAREG na iniciativa do Dia Nacional da Agricultura na Escola

O Agrupamento de Escolas de Coruche acolheu a ação do Dia Nacional da Agricultura na Escola, que teve lugar a 19 de Maio. A iniciativa contou com 490 Estudantes participantes e seus Professores.

Quatro Organizações de Agricultores de Coruche promoveram esta iniciativa:

  • a FENAREG-Federação Nacional de Regantes de Portugal, em parceria com,
  • ARBVS-Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia,
  • a APFC-Associação de Produtores Florestais de Coruche e a
  • a Associação de Agricultores do Concelho de Coruche,

com o apoio do Agrupamento de Escolas de Coruche e da Câmara Municipal de Coruche, e em colaboração com as Associações de Pais e Encarregados de Educação de Coruche.

Os alunos do 5.º ao 6.º ano de escolaridade, da EB2-3 de Coruche e do Couço desenvolveram trabalhos sobre o tema, na disciplina de cidadania, que culminaram na exposição a 19 de Maio.

A ação, integrada na atividade promovida pela CAP-Confederação de Agricultores de Portugal, em colaboração com o Fórum Estudante, apoiada pela Direção-Geral de Educação e pelo Instituto Politécnico de Bragança, tem como objetivo contribuir para um melhor conhecimento da realidade agrícola e da ruralidade portuguesa.

Fazendo a ligação com a iniciativa do Dia da Agricultura na Escola decorreu, na Biblioteca da Escola Secundária de Coruche, o Fórum Profissões dirigido aos alunos do 9.º ano, organizado pelas Associações de Pais e Encarregados de Educação, e que incide sobre os desafios e oportunidades da profissão, com o objetivo de abrir horizontes para as diferentes áreas de estudo e as correspondentes saídas profissionais. Gonçalo Sousa (ARBVS) participou como orador, trazendo a sua experiência profissional na Gestão da Água para Rega.

Aos Estudantes participantes e aos Professores, deixamos o nosso agradecimento pelo entusiamo e desenvolvimento dos trabalhos e, à Senhora Diretora Professora Isabel Cordeiro, o nosso especial agradecimento por todo o apoio prestado.

Esperamos repetir para o ano e seguintes!