Conferência online sobre “Eficiência Hídrica na Agricultura – Diagnóstico, Estratégias e Gestão”

No âmbito do ciclo de conferências online sobre “Eficiência Hídrica na Agricultura”, promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, teve lugar a primeira sessão, intitulada “Diagnóstico, Estratégias e Gestão”, no dia 29 de maio, via plataforma zoom.

O aumento do consumo, exigido pela sociedade, a par das alterações climáticas, pressionam cada vez mais regiões como Portugal, onde se prevê que os períodos de escassez se tornem cada vez maiores com fenómenos extremos cada vez mais recorrentes.

Só com a adoção de práticas agrícolas racionais e inteligentes é possível obter ganhos de eficiência significativos na utilização de recursos hídricos na agricultura, diminuindo consumos, garantindo a qualidade e, ainda assim, produzir mais e melhor numa mesma unidade de área.

“É essencial uma política agrícola orientada para o regadio, geradora de condições de fundo para um desenvolvimento do território rural e crucial à sustentabilidade da produção nacional de alimentos», defendeu José Núncio, presidente da FENAREG, durante a sua participação na conferência.

Veja a gravação da sessão aqui

Mais informações e as apresentações da sessão podem ser consultadas através do link