Dia Mundial da Água 2021: o regadio português é líder em eficiência

O Dia Mundial da Água 2021 assinala a “valorização da água” e relembra a importância cada vez maior de um uso eficiente, de modo a garantirmos a sustentabilidade deste recurso fundamental para as nossas vidas.

Nos últimos 40 anos, Portugal evoluiu de uma forma notável na eficiência da rega, sendo hoje um dos países mais evoluídos ao nível do regadio eficiente, ao lado de Israel ou Espanha. 75% da área nacional de regadio está equipada com rega sob pressão, a qual minimiza perdas de água, desde o ponto de abastecimento até à parcela do agricultor. 

Realidade apenas possível com a consciência e o importante esforço dos regantes, assim como do investimento da administração pública na modernização do regadio português.

Este investimento deve continuar a ser uma prioridade. Só com um permanente investimento e planeamento a longo prazo é possível garantir uma água sustentável e de qualidade para as gerações vindouras.

A FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal comemora este dia com a evolução dos sistemas de rega eficientes.