FENAREG reúne Grupo Operacional do uso eficiente da água e da energia em regadio

Esta terça-feira, 7 de maio, na Universidade de Évora decorre reunião do Grupo Operacional AGIR- Avaliação da Eficiência do Uso da Água e da Energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas.
As Associações de Regantes, representadas pela FENAREG, estão a atuar em várias frentes para transportar a água até às explorações agrícolas com menos perdas, menos gastos de energia e menores custos.
Para isso é necessário avaliar e otimizar procedimentos de gestão das redes primárias e secundárias de rega e de apoio à tomada de decisão sobre investimentos a realizar para a sustentabilidade destas infraestruturas.

O projeto AGIR consiste na criação de uma matriz comum de avaliação da eficiência do uso da água e da energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas para apoiar a tomada de decisão planeada e sustentada das Associações de Regantes que gerem estas obras de regadio público. Ao nível da parcela regada serão identificados fatores críticos de intervenção e medidas de melhoria dos sistemas de rega, seja para dimensionamento de sistemas novos ou intervenções em sistemas já instalados.
O projeto AGIR é coordenado pela FENAREG e teve início em 2017, com duração de 3 anos, sendo financiado pelo PDR2020, na Operação 1.0.1 – Grupos Operacionais.
Mais informações do projeto em http://www.fenareg.pt/agir-sistema-de-avaliacao-da-eficiencia-do-uso-da-agua-e-da-energia-em-aproveitamentos-hidroagricolas/