FENAREG visita ALENSADO

NOTA DE IMPRENSA

Coruche, 31 de Março de 2017

FENAREG visita ALENSADO

A 30 de Março os representantes de Associações de Regantes de todo o País reuniram na Assembleia-Geral da FENAREG, em Alvalade do Sado na Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado, e visitaram as instalações da ALENSADO, inserida no Perímetro de Rega de Campilhas e Alto Sado.

No terceiro ano consecutivo de seca, a falta de água foi um dos temas principais dos Associados da FENAREG que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, representando 90% do regadio organizado nacional, abrangendo mais de 25 mil agricultores.

Este ano estão em risco 15% das áreas de regadio. São necessários 75hm3, estima a Federação. Os armazenamentos críticos situam-se no Alentejo e a viabilidade dessas áreas depende do preço da água de Alqueva para reforço das albufeiras dos perímetros de rega confinantes: Odivelas, Roxo, Vigia, Vale do Sado e Campilhas. Alqueva, projetado para responder aos ciclos de seca, deve acautelar estas áreas.

Os investimentos na modernização do regadio para o uso eficiente da água e a sua ligação com o consumo sustentável de energia e a importância de contratos de energia adequados à sazonalidade da actividade de regadio, foram outros dos temas centrais da reunião.

A FENAREG elegeu os órgãos sociais para o triénio 2017-2019 e após a reunião, os regantes visitaram a ALENSADO – Cooperativa Agrícola do Sado, Organização de Produtores de Hortícolas e de Cereais, situada no Perímetro de Rega de Campilhas e Alto Sado.

————————————————————————————

NOTA PARA OS EDITORES

FENAREG é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2005, que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objectivo de unir esforços e vontades na defesa dos seus legítimos interesses e na promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do regadio. Actualmente conta com 28 associados que representam mais de 22 mil agricultores regantes e cerca de 134.750 hectares, quer dizer, mais de 76% do regadio colectivo público e cerca de 20% do regadio nacional.

Mais informações:

FENAREG   Tel.: 962 055 519 / 243 610 355     [email protected]