Grupo Operacional AGIR reúne para preparação do quinto semestre

Decorreu no dia 4 de Julho, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro), do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), mais uma reunião do Grupo Operacional AGIR – Avaliação da Eficiência do Uso da Água e da Energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas, para preparação do quinto semestre do projeto.

O projeto permite criar um sistema de apoio à decisão através da avaliação do desempenho que visa quantificar a eficiência do uso da água e da energia nas redes primária (transporte) e secundária (distribuição) dos Aproveitamentos Hidroagrícolas.

Os balanços hídrico e energético e o sistema de avaliação de desempenho, depois de devidamente consolidados e testados nos 3 casos-piloto – Aproveitamentos Hidroagrícolas do Sorraia, Vigia e de Odivelas – serão utilizados no diagnóstico, priorização e identificação das áreas de intervenção e de alternativas de melhoria nos sistemas de distribuição e transporte de água para rega. Esta metodologia pode ser aplicada, no futuro, a qualquer Aproveitamento Hidroagrícola (atualmente 50 Entidades Gestoras).

Os resultados do projeto AGIR contribuirão para a sustentabilidade dos Aproveitamentos Hidroagrícolas e, consequentemente, das explorações agrícolas na produção de alimentos e na adaptação às alterações climáticas.

O projeto AGIR é coordenado pela FENAREG e teve início em 2017, com duração de 3 anos, sendo financiado pelo PDR2020, na Operação 1.0.1 – Grupos Operacionais.
Mais informações do projeto em www.fenareg.pt/agir