OMEGA – Otimização de Gestão de Albufeiras

Nº do grupo operacional: PDR2020-101-032025

Designação do plano de ação: OMeGA – OtiMização da Gestão de Albufeiras

Identificação das entidades que integram o grupo operacional:

  • Instituto Superior Técnico (IST)

  • Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG)

  • Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia (ARBVS)

  • Sociedade Agrícola Bico da Vela II

  • Instituto do Mar (IMAR)

  • AQUALOGUS, Engenharia e Ambiente, Lda

Data de início do plano de ação: 01/01/2018

Data de conclusão do plano de ação: 30/06/2021

O Grupo Operacional OMeGA tem como objetivo desenvolver uma ferramenta operacional inovadora, capaz de auxiliar a gestão dos aproveitamentos hidroagrícolas em função dos múltiplos usos da água. Pretende-se uma ferramenta que otimize turbinagem/tempos de descarga das barragens de modo a reduzir os volumes perdidos por descargas de emergência e a garantir os volumes que assegurem os diferentes usos, em particular a rega, considerando simultaneamente as necessidades ecológicas a jusante.

Sendo esta uma ferramenta facilmente replicável, espera-se melhorar a capacidade dos gestores de aproveitamentos hidroagrícolas em prever, de forma rigorosa, operacional e em tempo real, os volumes armazenados nas albufeiras e as diferentes necessidades de água na bacia e, assim, assegurar uma gestão sustentável deste recurso. Simultaneamente, a ferramenta vai permitir também avaliar a qualidade de água nas albufeiras, assim como conseguir alertar o gestor das áreas afetadas por eventuais cheias provocadas pelas descargas das barragens.

Caso de estudo

O caso de estudo do OMEGA é a bacia do rio Sorraia. É dada especial atenção à área de drenagem das albufeiras de Montargil e Maranhão, onde decorre a implementação dos modelos que vão estimar a quantidade e qualidade da água disponível, mas também a área a jusante dessas albufeiras, de modo a avaliar o risco de cheias.

Mais informação disponível em http://omega-go.pt

Acesso à Plataforma OMEGA: http://omega.maretec.org