PODCAST FENAREG

Podcasts da FENAREG sobre Recursos Hídricos e Agricultura

O ‘FENAREG CAST’ marca o início das celebrações do 20º aniversário da FENAREG- Federação Nacional de Regantes de Portugal e conta com o apoio da Magos Irrigation Systems.

Oiça aqui todos os episódios:

🎙️ ‘𝗙𝗘𝗡𝗔𝗥𝗘𝗚 𝗖𝗔𝗦𝗧’ 𝗘𝗣. 1_ José Nuncio, Presidente da FENAREGPodcast-Fenareg_EP01_Jose-Nuncio Podcasts da FENAREG sobre Recursos Hídricos e Agricultura

José Núncio, presidente da FENAREG é o primeiro convidado do podcast, destacando a necessidade de um financiamento multifundos para a expansão e a modernização do regadio em Portugal.

Os fundos agrícolas europeus são manifestamente insuficientes para garantir o financiamento do regadio. Portugal deve recorrer, além do PEPAC, ao Fundo Ambiental, ao Orçamento do Estado, a empréstimos do Banco Europeu de Investimento e da banca nacional para financiar a expansão e a modernização do regadio.

🗣️ “O sistema coletivo de gestão de água é o mais adequado. Se tivermos reservatórios com capacidade de retenção de água para dois anos, poderemos atenuar os efeitos das alterações climáticas (na agricultura) e retirar a pressão sobre os aquíferos”, defende José Núncio, o Presidente da FENAREG-Federação Nacional de Regantes de Portugal, que celebra 20 anos ao serviço do regadio público.

Oiça o episódio completo:

Youtube 🔗 https://youtu.be/q3cULtohCsY?si=GZbum_23YGUn9Ino

Spotify 🔗 https://open.spotify.com/episode/5PmHqy5llLKuPVvHUoEFWX?si=UF8Sy–mS6yAH2SNy-GhGA

 

🎙️‘𝗙𝗘𝗡𝗔𝗥𝗘𝗚 𝗖𝗔𝗦𝗧’ 𝗘𝗣. 𝟐_ 𝗟𝗲𝘇í𝗿𝗶𝗮 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗙𝗿𝗮𝗻𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗫𝗶𝗿𝗮Podcast-Fenareg_EP2-scaled Podcasts da FENAREG sobre Recursos Hídricos e Agricultura

Catarina Madaleno, diretora-geral da Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira e Pedro Pinho, CEO da Suporte Agrícola Lda, são o convidados do segundo episódio dos ‘FENAREG CAST’ podcast, destacando que “Construir um grande armazenamento no Tejo é a solução”.

🗣️ “Construir um grande armazenamento no Tejo é a solução para garantir a disponibilidade e a qualidade da água a longo prazo”, defende Catarina Madaleno, diretora-geral da Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.

🗣️ “Nós com água trazemos uma gestão ambiental, progresso económico e sustentabilidade social para o território”, garante Pedro Pinho, CEO da Suporte Agrícola Lda.

Oiça o episódio completo👇

🔗https://www.youtube.com/watch?v=SjcfT4o66jM

🔗https://open.spotify.com/episode/2aNGRnbWZLaHBabkW2wjXn

 

🎙💧 𝗙𝗘𝗡𝗔𝗥𝗘𝗚 𝗖𝗔𝗦𝗧 – 𝗘𝗣 𝟑 – 𝐑𝐨𝐠𝐞́𝐫𝐢𝐨 𝐅𝐞𝐫𝐫𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐭𝐨𝐫 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐀𝐠𝐫𝐢𝐜𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐑𝐮𝐫𝐚𝐥Podcast-Fenareg-EP3-scaled Podcasts da FENAREG sobre Recursos Hídricos e Agricultura

🗣”O futuro Aproveitamento Hidroagrícola e de Fins Múltiplos no Tejo e Oeste é um projeto estruturante, talvez o projeto da década e das próximas décadas”, garante o Diretor da DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rogério Ferreira. A agricultura tem água garantida na futura Barragem do Alvito.

 

🎙💧FENAREG CAST – EP 4 – Regadio no AlgarvePodcast-Fenareg-EP-04_Algarve-scaled Podcasts da FENAREG sobre Recursos Hídricos e Agricultura

🗣 O FENAREG CAST esteve em Silves, a Capital da Laranja, para uma conversa sobre o presente e o futuro da gestão dos recursos hídricos e da agricultura no Algarve. O episódio foi gravado na sede da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, e contou com a participação do seu presidente, Ilídio Mestre; do presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Alvor, António Marreiros, do presidente da Associação dos Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve, Macário Correia, e do empresário agrícola João Bento Inácio, CEO do Grupo JBI.

 

🎙💧FENAREG CAST – EP 5 – Comunidades de Energia Renovável EP-05 Podcasts da FENAREG sobre Recursos Hídricos e Agricultura

🗣 O FENAREG Cast revela a primeira Comunidade de Energia Renovável na área do Regadio, que acaba de entrar em funcionamento em Aljustrel, no Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo. O episódio foi gravado nas instalações da Magos Irrigation Systems, em Beja, e conta com a participação de António Parreira, presidente da Associação de Beneficiários do Roxo, Joaquim Banza, empresário agrícola de Aljustrel, e João Dotti, CEO da Magos Irrigation Systems. Os protagonistas congratulam-se com a apresentação da Estratégia Água que Une, mas apontam-lhe falta de ambição. A polémica questão dos transvases entre bacias hidrográficas, em concreto a ligação do Alqueva à Barragem de Santa Clara, é abordada com visões distintas.

 

🎙💧FENAREG CAST – EP 6 – Regadio em Idanha-a-Nova – Modernização e ReabilitaçãoFENAREG-Cast-EP06_Idanha_low-scaled Podcasts da FENAREG sobre Recursos Hídricos e Agricultura

🗣 O FENAREG CAST entrevistou o presidente da ARBI-Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova, Paulo Tomé, e revela que no prazo de dois anos a taxa de utilização deste perímetro de rega poderá atingir os 85%, à medida que o investimento em novos amendoais e olivais prossegue a bom ritmo. A Estratégia Água que Une prevê um investimento de 95 milhões de euros para a modernização do perímetro de rega de Idanha-a-Nova, construído em 1949, e cujas perdas de água atingem os 40%. “Faltam mais barragens ou outras estruturas que nos permitam armazenar mais água, porque ela existe. Todos os anos na época do Inverno a associação de regantes manda pelo rio abaixo a mesma água que gasta numa campanha de rega inteira”, afirma Duarte Correia, CEO Duck River Agriculture, em entrevista ao FENAREG CAST. A ARBI estima que poderá aumentar em 10% a 15% a capacidade de armazenamento de água, através do alteamento dos descarregadores de superfície da Barragem Marechal Carmona. Esta obra está orçamentada em 4 milhões de euros e faz parte da Estratégia Água que Une.