RAISE 2030 – Regadio mais sustentável

2020 RAISE 2030 - Regadio mais sustentável

Código da Operação: PDR2020-2024-080321

Operação: 20.2.4 – Assistência Técnica RRN – Área 4 (Observação da agricultura e dos territórios rurais) – Anúncio: 06 / Operação 20.2.4/ 2021

Título da operação: RAISE 2030 – Regadio mais sustentável

Identificação dos Beneficiários: FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal

Data de início: 2022-01-01

Data de conclusão: 2023-12-31

Descritivo:
O projeto RAISE 2020, coordenado pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal apresenta como desígnio principal a promoção de uma utilização do regadio cada vez mais sustentável e adaptado às alterações climáticas. Para tal, visa o desenvolvimento do regadio em geral, congregando os interesses dos interlocutores das atividades ligadas à água, à sua gestão e à interligação com a agricultura, e o mundo rural.
Tendo em conta a importância do regadio para a transição agro energética, e a urgência de o tornar mais sustentável e eficiente, e adaptado às alterações climáticas o presente projeto está alinhado com os objetivos dos planos estratégicos da PAC.
A Fenareg, pelo seu papel agregador da fileira, pretende organizar Grupos Focais de divulgação, Jornadas Técnicas direcionadas a públicos-alvo diferentes, elaborar a publicações técnicas e divulgar os eventos e resultados do RAISE 2030.

PLANO DE AÇÃO
Ação 1 – Grupos Focais: Promover a participação e o trabalho conjunto entre os agentes do desenvolvimento rural;
Ação 2 – Jornadas Técnicas: Contribuir para a boa aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de política de desenvolvimento rural;
Ação 3 – Criação de Booklet Técnico: Transferir boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural;
Ação 4 – Consolidação e divulgação de conhecimento técnico: Transferir boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural.

RESULTADOS
JORNADAS TÉCNICAS 2022 – Eficiência dos Perímetros Hidroagrícolas
O Encontro do Regadio 2022 | XIII Jornadas da FENAREG, organizado pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal em conjunto com a ABCela – Associação de Beneficiários da Cela, decorreu a 28 e 29 de novembro, em Alcobaça, com a Eficiência marcar a agenda.

JORNADAS TÉCNICAS 2023 – Soluções para a escassez de água
O Encontro do Regadio 2023 | XIV Jornadas da FENAREG, organizado pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal em conjunto com a Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, decorreu a 11 e 12 de dezembro, em Alcantarilha, com a procura de soluções para a escassez de água a marcar a agenda.

GRUPO FOCAL I – “Água 2030: O caminho para a eficiência hídrica”

GRUPO FOCAL II – “Desafio das Associações de Regantes no uso eficiente da água”

Consulte toda a informação no site cropped-2 RAISE 2030 - Regadio mais sustentável