XIV JORNADAS FENAREG – ENCONTRO REGADIO 2023

XIV JORNADAS FENAREG – ENCONTRO REGADIO 2023

O Encontro do Regadio 2023 | XIV Jornadas da FENAREG, organizado pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal em conjunto com a Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, decorreu a 11 e 12 de dezembro, em Alcantarilha, no Hotel Amendoeira Golfe Resort.Programa_Jornadas_Fenareg_2023_Geral_FV XIV JORNADAS FENAREG - ENCONTRO REGADIO 2023

No local, estiveram presentes mais de uma centena de participantes, entre os quais entidades gestoras dos aproveitamentos hidroagrícolas de todo o país, que representam mais de 90% do regadio coletivo público, autoridades do sector e agricultores da região.

O programa de 2023 contou com 11 oradores para debater os principais desafios atuais e futuros para o setor do regadio, em particular para as entidades gestoras dos recursos hídricos para a agricultura.

No primeiro dia da agenda, dedicado à escassez hídrica com incidência na região do Algarve, foi dado a conhecer pela DAGDR, as medidas propostas pelo setor agrícola para o Pacto Regional para a Água, que está a ser desenvolvido, também pelo setor urbano, e que complementará o Plano de Eficiência Hídrica do Algarve em execução.

Face ao contexto atual da seca, a agenda continuou com um painel onde foram apresentadas várias soluções possíveis de aplicar em situações de escassez como a que estamos a atravessar. Em particular, na região do Algarve, existe ainda margem na utilização das águas superficiais e subterrâneas e das águas residuais tratadas, não esquecendo a grande evolução dos equipamentos de rega, cada vez mais eficientes, e na utilização da rega deficitária, com bons resultados em culturas específicas. As propostas apresentadas, são um contributo viável e importante para atenuar o problema da seca na agricultura.

O último dia da agenda contou com a intervenção do Secretário de Estado da Agricultura (SEA), Eng. Gonçalo Rodrigues, perante o qual foi apresentada uma proposta de revisão do Regime Jurídico das Obras dos Aproveitamentos Hidroagrícolas (RJOAH), assim como do Decreto Regulamentar das Associações de Regantes, ambos na agenda do Ministério da Agricultura há mais de 20 anos.

A proposta apresentada resulta de um desejo das Associações de Regantes e do desafio lançado pelo SEA à FENAREG e que vão de encontro às novas realidades dos perímetros de rega. O Secretário de Estado da Agricultura, sublinhou “o trabalho continuado” do executivo “na tentativa de encontrar soluções e dar resposta às necessidades dos regantes, tentar dar cumprimento às suas expectativas e tentar encontrar soluções”.

Apresentações

  • Pacto para a água da Região do Algarve, Cláudia Brandão (Descarregue aqui)
  • Águas Subterrâneas – José Paulo Monteiro (Descarregue aqui)
  • Águas para Reutilização – Manuela Moreira da Silva (Descarregue aqui)
  • Rega Deficitária – Anabela Fernandes da Silva (Descarregue aqui)
  • Contributo para os Planos de Contingência – Gonçalo Tristão (Descarregue aqui)
  • Regime Jurídico das Obras dos Aproveitamentos Hidroagrícolas – Proposta de revisão – José Núncio e Gonçalo Tristão (Descarregue aqui)

 

Conclusões

Notas de Imprensa

Consulte toda a informação  no site cropped-2 XIV JORNADAS FENAREG - ENCONTRO REGADIO 2023