A FENAREG – “O regadio no desafio da alimentação mundial”, 21 de Abril

FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal organizou uma sessão sobre o tema “O regadio no desafio da alimentação mundial”, que decorreu na Ovibeja 2022, no dia 21 de Abril, no auditório ACOS, no recinto da feira.

O evento contou com a presença da Senhora Ministra da Agricultura e Alimentação, o Diretor Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Autoridade Nacional do Regadio, Diretores Regionais do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, Presidente do INIAV, Diretor da ARH Alentejo, Diretora Regional do ICNF, Dirigentes do IFAP e PNRegadios, entre muitas outras individualidades da Administração, Organizações de Agricultores e empresas do setor. Na sessão estiveram mais de 150 participantes.

O tema central em debate foi: “O REGADIO NO DESAFIO DA ALIMENTAÇÃO MUNDIAL”.

A produção de alimentos em quantidade suficiente para suprir as necessidades da população portuguesa (e mundial) e manter o dinamismo das nossas explorações agroalimentares, depende do regadio. Ocupando menos de 5% do território nacional, as áreas de regadio são responsáveis por 60% da produção agrícola. As alterações climáticas, a coesão territorial e demais desafios, implicam uma estratégia agrícola integrada e inovadora com uma visão clara da importância do regadio.

Programa-FENAREG-Ovibeja-21.4.2022 A FENAREG - “O regadio no desafio da alimentação mundial”, 21 de Abril

Programa

Este evento pretendeu promover o debate e a resposta às questões relacionadas com o regadio e a produção alimentar, tais como:

  • Como potenciar a gestão sustentável da água para uma produção alimentar mais resiliente?
  • Qual o papel do recente estudo Regadio 2030?
  • Estamos preparados para responder aos desafios?
  • Reconhece a sociedade a importância da nossa produção alimentar?
  • Como o PRR, PAC e o PNI2030 “olham” para estas questões?

Apresentações:

A importância do regadio no desafio da produção alimentar – Prof. Gonçalo Rodrigues, ISA

– Estudo Regadio 20|30 – Eng.º José Pedro Salema, Presidente da EDIA

O desafio do financiamento para o regadio – Eng.º Francisco Campello, Agrogés