FENAREG | Dia Mundial da Água 2025: o regadio português é líder em eficiência
No Dia Nacional da Água 2025, a FENAREG assinala a valorização da água e relembra a importância cada vez maior da resiliência hídrica nacional, de modo a garantirmos a sustentabilidade deste recurso fundamental.
Nos últimos 30 anos, Portugal evoluiu de uma forma notável na eficiência da rega, sendo hoje um dos países mais evoluídos ao nível do regadio eficiente, ao lado de Israel ou Espanha. 84% da área nacional de regadio está equipada com rega eficiente, a qual minimiza perdas de água, desde o ponto de abastecimento até à parcela do agricultor. Graças à modernização tecnológica, é possível reduzir até 40% do consumo de água por hectare sem comprometer a produtividade. Há que gerir de forma eficiente e aumentar o nosso potencial hídrico.
Na perspetiva da FENAREG, as prioridades são claras: pôr em marcha a Estratégia “Água que Une” dando início aos projetos e garantindo a captação dos fundos provenientes de várias fontes de financiamento, modernizar e expandir o regadio, e reforçar as infraestruturas que permitem armazenar e transferir água. Não se trata de uma questão apenas agrícola, mas de um desafio nacional.
Para que tal seja possível, defendemos a criação de uma estrutura específica para gerir a Estratégia – uma verdadeira agência para o desenvolvimento, com poderes efetivos ao mais alto nível. Essa estrutura deve assentar num modelo de governação que assegure a participação do setor agrícola nos processos de decisão e envolva, de forma articulada, os vários Ministérios relevantes neste contexto (Agricultura, Ambiente, Coesão Territorial, Finanças, Economia, Emprego) bem como as Autarquias. Só assim será possível ultrapassar a burocracia, os licenciamentos e os interesses sectoriais que tantas vezes bloqueiam o desenvolvimento no nosso país.
A água é o elo que liga o território, as populações, a economia e o ambiente. Este é o caminho. É altura de passar à ação.
#fenareg #regadio #eficiencia
#DiaNacionalDaÁgua