FENAREG no Seminário Agricultura e Planeamento dos Recursos Hídricos em Portugal e Espanha
Organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal – CAP, teve lugar no dia 11 de Junho, em Santarém, durante a Feira Nacional de Agricultura, o Seminário “A Agricultura e o Planeamento dos Recursos Hídricos em Portugal e Espanha”.
Num momento de revisão do Plano Nacional da Água e em que, tanto em Portugal como em Espanha, se encontram em discussão pública a segunda geração de Planos de Gestão das Regiões Hidrográficas, foi promovido este seminário sobre o planeamento dos recursos hídricos em ambos os países, na perspectiva do sector agrícola.
A importância crescente do regadio para a sustentabilidade das explorações, esteve sempre presente neste fórum. No contexto em que a agricultura é chamada a produzir mais, com qualidade, enfrentando mercados exigentes, com responsabilidade de contribuir para a preservação dos recursos e para a promoção do desenvolvimento sustentado do tecido económico e social dos territórios, para atingir tais desígnios e dadas as condições climáticas actuais e futuras da Península Ibérica, o regadio é ponto chave.
José Nuncio, presidente da FENAREG comentou, juntamente com o Presidente da Anpromis, Luís Vasconcellos e Souza, as intervenções do seminário moderado por Antório Veiga Teixeira, Presidente da Assembleia-Geral da CAP, com os oradores Eng. Pedro Serra – Consultor, Sr. Nuno Lacasta – Presidente da APA, Eng. Pedro Teixeira – Director-Geral da DGADR e Juan Valero – Secretário Geral da FENACORE.