FENAREG recebe distinção “Agricultura mais Forte” na Agroglobal
José Núncio, presidente da Fenareg, recebeu hoje, 5 de setembro, durante a Agroglobal a distinção atribuída pelo Banco Santander e pela Consulai a pessoas e entidades que contribuem para o progresso da agricultura nacional. Foi atribuída à FENAREG a distinção “Mais Regadio”, reconhecimento pela assunção da presidência da nova associação europeia IRRIGANTS d’EUROPE, criada para defender a importância do regadio na produção de alimentos e no desenvolvimento rural. IRRIGANTS d’EUROPE representa 75% da área de regadio na Europa. A nomeação prossegue o trabalho desenvolvido em Portugal, em nome de 90% do regadio organizado nacional. O ato decorreu no final do debate “Portugal Rural 2030 – Coesão- o desafio”.
Decorreu hoje, em Coruche, na sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia, a segunda reunião plenária do projeto ‘AGIR – Sistema de Avaliação da Eficiência do Uso da Água e Energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas’.
O objetivo do projeto, promovido pelas Associações de Regantes, é criar um sistema uniformizado, adaptado às redes hidráulicas dos aproveitamentos hidroagrícolas, para avaliação da eficiência do uso da água e da energia. O sistema é orientado por um conjunto de métricas específicas, que irá permitir melhorar a eficiência de uso da água e da energia, apoiar a tomada de decisão planeada e sustentada das Entidades Gestoras destes sistemas hidráulicos.
A avaliação integra o perfil de consumo dos agricultores permitindo estimar o impacto que as alterações na eficiência dos sistemas primários e secundários podem ter em termos dos investimentos a realizar nas explorações agrícolas ao nível da rede terciária.