Projeto AGIR na 4ª edição da ECCA – European Climate Change Adaptation

Lisboa foi a capital escolhida pela Comissão Europeia para receber a 4ª edição da ECCA – European Climate Change Adaptation (https://www.ecca2019.eu/conference/), conferência que se realiza no Centro Cultural de Belém (CCB) de 28 a 31 de maio de 2019. O objetivo da ECCA 2019 é a divulgação de soluções propostas nas áreas da adaptação às alterações climáticas e da prevenção e redução de risco de desastres provocados por eventos extremos.

As alterações climáticas são consideradas por muitos o grande desafio do século XXI. Hoje em dia, estamos perante um aumento do risco de seca e de escassez de água, de acordo com as projeções que apontam para um aumento significativo da temperatura e uma redução da precipitação anual, levando a uma redução da disponibilidade de água no território Português, com maior incidência na região sul do país.

Foi neste sentido, que o projeto AGIR – Avaliação da Eficiência do Uso da Água e da energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas, liderado pela FENAREG, apresentou o Poster intitulado de “Water and Energy Nexus Study in Public Irrigation Systems: A New Character in Climate Change Mitigation and Adaptation Story”, através de Madalena Moreira da Universidade de Évora, parceira do AGIR.