Encontro Regadio 2019 | XII Jornadas FENAREG e 50 anos do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira | 6 e 7 de Novembro
A FENAREG e a Associação de Beneficiários do Mira organizam a 6 e 7 de Novembro, em Odemira, o Encontro Regadio 2019-XII Jornadas FENAREG, que terão como tema central o trinómio Agricultura-Ambiente-Território e os desafios dos Aproveitamentos Hidroagrícolas para além da gestão da água.
Este evento assinala o 50º aniversário do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, com 12.000 hectares de área beneficiada, onde se pratica uma agricultura de regadio com vocação exportadora e um forte contributo para o desenvolvimento sócio-económico do território do sudoeste alentejano e da costa vicentina.
A situação particular deste perímetro de rega, que atualmente tem 94% da sua área classificada como Rede Natura, coloca uma série de desafios do ponto de vista da articulação das entidades gestoras do território e da conciliação das atividades económicas, nomeadamente a agricultura, com a proteção do ambiente e da orla costeira.
O Encontro Regadio 2019 será, por isso, um local privilegiado para debater o trinómio Agricultura- Ambiente-Território e os múltiplos desafios com que os Aproveitamentos Hidroagrícolas a nível nacional se confrontam, para além da sua missão principal como gestores de recursos hídricos para a Agricultura.
No segundo dia do Encontro, a 7 de Novembro, será realizada uma visita a explorações agrícolas e pontos de interesse da infraestrutura do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira.
6 de Novembro
11:00h: Aproveitamento Hidroagrícola do Mira – Passado, Presente e Futuro.
– AB Mira – Manuel Amaro Figueira (Descarregue aqui)
11:15h: Aproveitamentos Hidroagrícolas – Desafios para além da gestão da água. Casos Práticos
– EDIA – José Pedro Salema (Descarregue aqui)
– ABLezíriaGVFX – Catarina Madaleno (Descarregue aqui)
– AB Mira – Carla Lúcio (Descarregue aqui)
12:00h: A agricultura e os direitos fundamentais: a propriedade, o território e o ambiente. O direito a um procedimento justo!
– BCA Sociedade de Advogados, Miguel Bettencourt da Camara
– Filipe Castro Rego (Descarregue aqui)
15:00h: Implementação dos Aproveitamentos Hidroagrícolas – António Campeã da Mota, Ex-Diretor de Serviços do Regadio – DGADR (Descarregue aqui)
15:30h: Contributo para uma Estratégia para o regadio 2050 – Francisco Gomes da Silva (Descarregue aqui)
16:00h: PAC pós 2020 – GPP, Rui Pereira (Descarregue aqui)
16:50h: Mesa redonda – Os desafios para o regadio
– ARH Alentejo – André Matoso (Descarregue aqui)
Consulte as Conclusões das XI Jornadas (Descarregue aqui)